O controle externo é um instrumento de garantia dos direitos fundamentais e deve também contribuir para a boa governança das organizações. Por essa razão, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) quer fazer a diferença na vida dos cidadãos. Neste contexto, a Corte capixaba convida a sociedade a contribuir com sugestões que nortearão a formulação do Plano Estratégico 2022 – 2027. Na próxima quinta-feira (21), um evento marcará o início das discussões.
O evento será aberto pelo presidente da Corte, conselheiro Rodrigo Chamoun, com transmissão pelo YouTube do Tribunal. Na ocasião, será disponibilizado um link por meio do qual o cidadão poderá enviar sugestões, até o dia 4 de novembro, sobre a Missão, Visão e Valores do TCE-ES, ajudando a definir a identidade organizacional do órgão para os próximos seis anos. E poderá também colaborar quanto às temáticas que devem ser priorizadas para o período. Ou seja, opinar sobre em qual área o Tribunal deve atuar com maior efetividade.
A finalidade do evento de lançamento é fornecer um panorama sobre o mundo pós-pandemia e sobre os desafios do auditor do futuro, para que possamos refletir e avaliar melhor sobre o que devemos priorizar para os próximos anos. O Plano Estratégico deve ser construtivo, colaborativo, e desejamos que todos membros e servidores participem desse processo conosco. Ao final do evento, vamos disponibilizar o link contendo o questionário. Além de cumprir com a nossa obrigação constitucional, queremos fazer ainda mais a diferença na vida dos cidadãos”, salientou a coordenadora da Assessoria de Governança (Asgov), a auditora Karina Ramos Travaglia.
O questionário destinado à sociedade visa obter sugestões sobre dois tópicos. Um é a identidade organizacional do Tribunal, que trata da Missão, Visão e Valores, que, em síntese, constituem o motivo de sua existência, onde a organização pretende estar em um horizonte de tempo e os princípios que regem as pessoas e os processos, respectivamente.
“Nós já temos uma identidade organizacional, mas há a necessidade de fazer uma reavaliação. Por isso, precisamos da colaboração da sociedade”, frisou a auditora.
Outro tópico é a respeito da atuação do TCE-ES. “Considerando que o Tribunal controla recursos públicos, que envolvem diversas temáticas, como educação, saúde e previdência, por exemplo, há necessidade de definir estrategicamente em quais áreas o Tribunal deve atuar com mais efetividade, enfatizou.
Vale destacar que a participação da sociedade, respondendo ao questionário, faz parte da primeira etapa de formulação do Plano Estratégico 2022 – 2027. Até o final de novembro próximo, as respostas serão consolidadas para que, a partir de 2022, sejam debatidas e, por fim, sejam definidas quais ações estratégicas deverão ser adotadas para dar maior efetividade às demandas dos cidadãos.
Por isso, é extremamente importante a sociedade participar desse processo porque, sabendo o que o cidadão deseja, será possível ordenar as expectativas que o capixaba tem, em relação ao nosso controle”, salientou a coordenadora.
Serviço
Lançamento Plano Estratégico 2022 – 2027
Formato: virtual (transmissão pelo Youtube)
Data: 21/10/21
Horário: 14h às 16h
14h Abertura – presidente
14h15 Palestra “Ciclos tecnológicos e o mundo pós-pandemia”, com Paulo Vicente – Fundação Dom Cabral
15h Palestra “Desafios do auditor do futuro”, com Wesley Vaz – Tribunal de Contas da União
15h45 Encerramento
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866