O Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) aprovou durante sessão desta terça-feira (05) o Manual de Auditoria de Conformidade da Corte. O documento aprimora e padroniza processos de trabalho e instrumentos de controle e aperfeiçoa a legislação de suporte ao controle externo.
O manual aborda os conceitos de auditoria e traz orientações e definições desde a atuação do auditor, passando pela definição da equipe, pela destinação e guarda dos documentos de auditoria, e as fases de planejamento, execução e de elaboração do relatório. De acordo com o gestor do projeto, o auditor de Controle Externo Donato Volkers, “o manual profissionaliza a metodologia”.
Atendendo ao que prescreve as Normas de Auditoria Governamental (NAG), o manual contribuirá para que a sociedade e os diferentes públicos com os quais o Tribunal interage tenham uma visão clara dos princípios e das normas que formam a base para o desenvolvimento das atividades de auditoria da Corte. Além disso, estabelece padrões técnicos e de comportamento desejáveis ao bom exercício do controle externo da administração pública de forma a que os trabalhos sejam realizados com segurança, qualidade e consistência técnica.
Clique aqui e acesse a Resolução TC nº 287 e o Manual de Auditoria de Conformidade.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866