Os órgãos de fiscalização, como Tribunal de Contas do Estado (TCEES), Ministério Público e Controladoria Geral da União, estão unidos para fazer de 2013 o ano de orientação aos novos gestores municipais.
“A nossa casa está aberta ao bom gestor, nossa missão é orientar. Neste ano capacitamos dois mil agentes municipais; a meta é dobrar este número em 2013, que será o ano de orientação para a garantia da correta aplicação do dinheiro público”, disse o presidente do TCEES, conselheiro Carlos Ranna. “Os prefeitos devem estar atentos, ser realistas e agir com prudência na elaboração dos orçamentos”, pontou.
Para auxiliar os prefeitos que deixaram a gestão e os que estavam por assumir, a Corte distribuiu no final de 2012 cartilhas com orientações de final e de início de mandato.
No dia 7 de dezembro, a Corte realizou ainda o Seminário de Orientação aos Novos Prefeitos, que reuniu mais de 500 pessoas na sede do TCEES. Representando os prefeitos, o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Elieser Rabelo, destacou, na ocasião, a importância do evento para a capacitação dos servidores e o debate de temas relevantes às administrações municipais.
“Os prefeitos que irão assumir no próximo ano encontrarão grandes dificuldades, como, por exemplo, a diminuição da arrecadação. Nós vamos ter que fazer mais com menos. E, para isso, a busca pela eficiência da gestão e a formação de uma boa equipe serão de extrema importância”, disse Rabelo.
“O prefeito deve começar bem a sua administração. Por isso, essa oportunidade oferecida pelo Tribunal de Contas, que tem sido parceiro dos municípios, é muito relevante para orientar os gestores”, ressaltou o presidente da Amunes.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866