O Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) iluminou a fachada de sua sede em azul, em alusão ao Dia Mundial pela Conscientização pelo Autismo, comemorado no dia 2 de abril. A data foi criada pela ONU em 2007.
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que causa desordens complexas do desenvolvimento do cérebro antes, durante ou logo após o nascimento. Geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e suas principais características estão na dificuldade de se comunicar e no comportamento repetitivo. Por afetar mais crianças, os cuidados da família são fundamentais, sobretudo pelos impactos emocional, econômico e cultural que provoca.
Estatísticas recentes apontam que pelo menos 2% de crianças e pessoas em geral estão no espectro autista, 1 em cada 65, pelo menos 70 milhões no mundo e mais de 2 milhões no Brasil. Esses números mostram que há mais crianças no espectro autista que com câncer, síndrome de down, HIV/Aids, paralisia e diabetes juntas. Estima-se que 90% dos autistas no Brasil ainda não foram diagnosticados.
Para Pollyana Paraguassu, membro da Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes), “a conscientização é importante para buscar respeito e dignidade para nossos filhos autistas, além de fomentar o assunto. Por conta do preconceito que ainda existe, mais do que inclusão escolar, nós precisamos ter inclusão social”.
Segundo Paraguassu, em 2015 a Amaes acolheu 60 famílias. Em 2017 foram 267 acolhimentos. Isso é resultado de divulgação, informação e conscientização. Estamos num período de construção e é importante falarmos cada vez sobre o tema”, disse.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866