A melhoria do sistema de saúde está no foco do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES). Foi iniciada, nesta segunda-feira (02), a etapa de campo da Auditoria Operacional Coordenada que tem por objetivo realizar avaliação dos serviços oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde e, ao final, propor ações de melhoria.
Os 78 municípios passarão pela fiscalização – respondendo a questionário. Seguindo matriz de risco, 13 cidades serão visitadas por auditores da Corte, totalizando 26 unidades básicas. A auditoria irá identificar os principais problemas considerando os seguintes aspectos: acesso, atendimento e estrutura, responsáveis por afetar a qualidade e a resolutividade da Atenção Básica, bem como, eficácia das ações governamentais que procuram eliminar ou mitigar suas causas.
Auditorias coordenadas, a princípio, não têm caráter sancionatório. Após a avaliação do TCE-ES, serão propostas ações pelos próprios gestores para a melhoria do sistema de saúde. No exercício seguinte a Corte fará o monitoramento, que irá verificar se as medidas propostas estão sendo efetivadas. Trabalhos semelhantes estão sendo realizados em todo o país, sob a coordenação do Tribunal de Contas da União.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866