O Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES) realizou nos dias 15 e 16 de maio o SINCASP – Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, tendo como foco principal “a contabilidade e o controle como ferramentas para a gestão pública eficiente”.
O Tribunal de Contas, como protagonista do processo formativo e de controle, além enviar seus representantes ao simpósio, também se fez presente na abertura e no encerramento, representado pelo seu presidente, Domingos Augusto Taufner, que ressaltou a importância do evento, bem como pelo fato da Lei 4.320/64 estar completando 50 anos.
Na abertura, o professor Paulo Henrique Feijó proferiu palestra inaugural sob o tema “Entendendo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público”. E sob o tema “a contabilidade aplicada ao setor público e as novas demandas sociais”, o professor Joaquim Osório Liberal realizou a palestra magna, enfatizando que “a contabilidade é uma ciência social aplicada e que os profissionais precisam estar atentos frente às grandes mudanças de paradigmas e procedimentos”.
No segundo dia, a professora Maria da Conceição Rezende, contadora geral do Estado de Minas Gerais, enfocou na sua palestra a “contabilidade aplicada ao setor público: cenários e desafios”. Em seguida, o professor Jorge Lopes discorreu sobre a “Resolução 10 do CNE e as diretrizes, habilidades e competências do bacharel em Ciências Contábeis”.
Dando prosseguimento ao evento, o auditor do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Vitor Maciel dos Santos, falou sobre as experiências do seu Estado na implantação do plano de contas aplicado ao setor público. A exemplo do professor Feijó, que lançou seu livro Entendendo o plano de contas aplicado ao setor público, o professor João Eudes Bezerra Filho, além ministrar uma aula sobre o “modelo de sistemas de custos no setor público sob a perspectiva da LRF e da NBC T 16/11”, também lançou sua mais recente obra intitulada: Contabilidade Aplicada ao Setor Público – abordagem simples e objetiva.
No encerramento, o contabilista e presidente do Tribunal de Contas da Bahia, professor Inaldo Eudes Bezerra Filho, proferiu a última palestra enaltecendo os 50 anos de primazia e efetividade da Lei 4.320/1964. Uma abordagem simples e descontraída que o permitiu homenagear o irreverente Jair Rodrigues quando encerrou sua fala ao som da música Faces do Meu Sertão Querido – Disparada: “Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar…”, emocionando a todos os presentes.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866