Em seu quinto ano consecutivo, nesta terça-feira (11), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) mobiliza seus servidores a vestirem rosa em apoio à campanha de conscientização contra o câncer de mama. Conhecido como o “Dia D” da campanha, os servidores se reuniram na escadaria para a tradicional foto. A Sessão Plenária contou com a participação da Diretoria da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), que coordena a campanha no estado. Além dessas ações, a iluminação noturna externa da Corte está rosa desde o início do mês.
A diretora da Afecc Lea Regina Penedo Gonçalves considera essa mobilização como símbolo do apoio incondicional e interesse dos servidores em apoiar a causa. Em sua fala, ela destacou que para o ano de 2016, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de mais de mil novos casos de câncer de mama no Espírito Santo e de mais de 57 mil em todo o Brasil.
O presidente da Corte, conselheiro Sérgio Aboudib, afirmou que foi fundamental o apoio de todos para que a campanha fosse bem sucedida. Para o conselheiro Carlos Ranna, o trabalho da Afecc está ligado a trazer conforto, esperança, assistência e apoio aos pacientes.
A Afecc já recebeu inúmeros pacientes que, por conta da movimentação do Outubro Rosa, detectaram precocemente o câncer de mama. A Associação trabalha também com minorias sociais, mostrando a importância da prevenção, e inclusive recebe presidiárias, passando por triagem.
Saiba mais
Movimento internacional, o Outubro Rosa é uma campanha que surgiu nos Estados Unidos, na década de 90 e, passados mais de 20 anos, em várias partes do mundo há mobilização com o objetivo de despertar o interesse da população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer, aumentando a expectativa de cura.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866