O evento foi mediado pelo conselheiro do TCEMG e idealizador do Programa na Ponta do Lápis, Cláudio Terrão, e contou ainda com a presença do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás Fabrício Motta e da presidente do Instituto Articule-se, Alessandra Gotti.
O conselheiro Fabrício Motta abriu o evento com a palestra Monitoramento e Avaliação das Políticas Públicas Educacionais. Segundo o conselheiro é muito importante um olhar amplo sobre o tema e “o monitoramento é uma espécie de acompanhamento cotidiano da execução de uma política pública, servindo como um instrumento de organização de dados e de correção de rotas de pequeno alcance ao longo das diversas fases de uma política pública, como a formulação, tomada de decisão e, principalmente, a implementação.”
Em seguida o vice-presidente do TCE-ES, Rodrigo Coelho, falou sobre a Necessária Definição de Uma Agenda Comum à Educação. Coelho enfatizou a importância das escolhas dos gestores para melhorar a qualidade da educação no País e destacou o papel do controle nessas escolhas. Para ele, “muitas vezes os gestores olham o controle com distância, mas esquecem que no conceito de gestão o controle está presente e não haverá gestão se não houver controle”.
A presidente do Instituto Articule-se, Alessandra Gotti, encerrou o evento falando sobre os Gaepes e a experiência do diálogo interinstitucional para uma agenda comum na Educação. Os Gabinetes de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepes) começaram a ser implantados em 2020 com o intuito de dar mais efetividade às políticas públicas da Educação em todo o Brasil. Alessandra ressaltou a necessidade de “fomentar o diálogo e melhorar a articulação entre Poder Público e a sociedade” para que melhores resultados sejam encontrados.
Com informações da Assessoria de Comunicação do TCEMG
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866