Dando início às atividades legislativas de 2020, foi realizada na tarde desta segunda-feira (3), a sessão solene de abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES). O Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) foi representado na solenidade, realizada no Plenário Dirceu Cardoso, pelo vice-presidente, conselheiro Domingos Taufner. A sessão contou com a presença da vice-governadora do Estado do Espírito Santo, Jaqueline Moraes e foi conduzida pelo presidente da Assembleia, Erick Musso.
Em pronunciamento, Taufner destacou os desafios que o Estado terá no ano de 2020, mas enalteceu o equilíbrio das finanças no Estado. “Temos a sorte de ter um estado bem administrado no ponto de vista fiscal, tendo condições de se reerguer”. Durante sua fala, o conselheiro citou a aprovação da reforma da previdência pelo Governo Federal. Segundo o vice-presidente, a adesão é necessária para “preservarmos o nosso futuro”.
O conselheiro ainda criticou o fato da reforma em âmbito federal não ter sido estendida para estados e municípios. “A reforma da previdência tem uma falha, ela não foi estendida automaticamente aos estados e municípios, o que provoca no país uma dificuldade por parte de alguns estados de aprovar, ou quando aprovam, acaba sendo de uma forma muito diferente do governo”. Ao final, Taufner afirmou que a reforma pode ser uma saída para os municípios, “é a necessidade de ter as finanças públicas organizadas”.
Enaltecendo a presença dos 30 deputados, o vice presidente do TCE-ES realçou a abertura do Tribunal de Contas para a Assembleia Legislativa, a fim de debater os principais temas de interesse estadual.
Durante a sessão, os parlamentares tiveram a oportunidade de apresentar projetos e as bandeiras de trabalho para este ano.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do TCE-ES
ascom@tcees.tc.br
3334-7687 / 7863
Texto: Felipe Khoury / Mariana Montenegro
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866