Tema


Modalidade


Público alvo


Oficinas Práticas de Atendimento ao Cidadão (Exclusivo para Servidores do Município de Cariacica)*

 Disponível desde 16/11/2021

Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Carga horária: 12:00h  Jurisdicionados  Presencial
Ministrado por Durval Senna da Silva

Objetivos: capacitar os servidores para a aplicação de uma visão sistêmica do atendimento de acordo com a Lei 13.460/2017, privilegiando a eficiência, eficácia e efetividade na entrega de serviços públicos, com o objetivo de desenvolver no participante as competências essenciais para atendimento ao cidadão, de acordo com princípios éticos e legais, ressaltando direitos do cidadão e deveres do servidor público, além de enfatizar o papel do servidor na construção, preservação e renovação da imagem do serviço público.

Data: 16/11/2021 a 19/11/2021

Horário: 14h às 17h

Metodologia: O curso será realizado na modalidade presencial utilizando-se a plataforma da Escola de Contas Públicas do TCEES,  tanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas quanto para apresentação dos conteúdos.

Conteúdo programático

Data: 16/11/2021 a 19/11/2021

Horário: 14h às 17h

Conteúdo Programático:

Oficina Prática nº 1: O ciclo da mudança pessoal; Tipos de Servidores; A imagem do serviço público; Cliente versus cidadão: tem diferença?; Cidadão tem sempre razão?; Os 7 pecados mortais no atendimento; As lições de empresas privadas de alta performance; Estudo de casos: Disney, WalMart, Ford, Stew Leonard´s, Magazine Luiza, Lojas Renner, e outras e aplicação de conceitos de relacionamento no serviço público; Momentos da Verdade: um conceito como base fundamental; Equação da satisfação dos cidadãos; Histórias de encantamento; Gerenciando reclamações: como acalmar cidadãos irritados; Os nove princípios de atendimento; Prática de atendimento telefônico: um padrão imbatível; A importância do atendimento eletrônico e os avanços tecnológicos: o cidadão cada vez mais conectado. 

Oficina Prática nº 2: Conceitos, princípios e diretrizes relativos à prestação dos serviços públicos na Era da Informação; direitos e deveres dos usuários; o papel das Ouvidorias Públicas na promoção dos direitos dos usuários e na melhoria dos serviços públicos; o processo de simplificação dos serviços públicos; a importância da avaliação dos serviços prestados ao cidadão; padronização dos procedimentos de recebimento, análise, prazos e respostas às manifestações (denúncias, reclamações, comunicação de irregularidades, elogios, simplificação, solicitações de providências) e pedidos de informações (prazos, recursos, sigilo, distinção entre pedidos genéricos, desproporcionais, desarrazoados, trabalhos adicionais); como utilizar e elaborar a Carta de Serviços ao Usuário; A Lei 12.527/2011 – Acesso à Informação e sua importância no âmbito do Controle Social exercido pelas Instituições Públicas e, principalmente, pelo CidadãoLei 13.709/2018 (LGPD) no contexto das Ouvidorias Públicas. 

Considerando a Comunicação Externa encaminhada em 01/06/2021 pela Ouvidoria desta Corte aos Gestores das UG ́s, e as diretivas da Rede TCE-ES de Ouvidorias Integradas, reafirmando a disponibilidade incondicional da Ouvidoria deste Tribunal em colaborar com orientações e subsídios destinados à organização e funcionamento das Ouvidorias locais, o que resultou na reunião realizada em 23/07/2021 com Senhor Sandro Andrey Amaral, Ouvidor da Prefeitura Municipal de Cariacica e o subsecretário da Secretaria de Controle e Transparência do município, Senhor Sérgio de Souza Freitas , na qual foi solicitado pelo referido Ouvidor que esta Corte, através de sua Ouvidoria, disponibilizasse cursos de capacitação aos servidores daquela Prefeitura.

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